Telecaster Double Bender 7 Cordas postagem 11

Seguindo aqui, enquanto não chegam os benders instalados, essa semana pude tocar um pouco com a guitarra aqui em casa, ainda não estão ajustada, mas explorando um pouco dos recursos que as 7 cordas podem trazer, já vi que vai ser bem pertinente algumas trocas de afinação. 

Saindo da afinação padrão como uma guitarra normal nas 6 primeiras, e B no bordão. 
Primeira tentativa é dica do meu amigo Ricardo da Loud que está fazendo e montando ela e já toca em 7 cordas há um bom tempo, tinha me falado em de dar um Drop na corda G, passando ela pra F#,  com isso, as 6 primeiras cordas do grave pro agudo ficam na configuração de uma baritona tradicional, e é possivel os acordes abertos, (um shape de E Vira um B ignorando=se a corda mais aguda. Util, játenho varias musicas tiradas na baritona tenho ela na mão com um drop de meio tom na Sol. 

O Drop D normal que é outro recurso que uso bastante  ainda não vi utilidade visto que já tem um D na terceira casa da corda mais grave, porem dropar o Bordão de B pra A que era um recurso que utilizava na baritona eventualmente passou a ser ainda mais interessante, pela possibilidade de montagem de bicordes a partir de um A grave, e também de ser ter esse A gravão na mão num improviso nessa mesma tonalidade, por exemplo. 

Pra uso ao vivo, acho muito não prtico descer as afinações na mão na tarracha, quando se usa isso durante o show é facilmente impreciso. Ja venho utilizando as Hipshot X Tenders nos bordões das minhas teles principais há alguns anos, são meio chatas de achar por aqui, exigem um pequeno ajuste antes do show mas são rapidas e funcionais, porem limitadas aos bordões. 




Lembrei de ter assistido a esse video aqui a respeito de uma outra possibilidade nesse campo, o pitch-key:
  


Esse teria a vantagem de poder ser instalado em qualquer corda, e está oficialmente disponivel aqui no Brasil,  ainda não era pra agora, mas graças ao meu amigo Fernando Fernandez da loja Musical World em curitiba (https://www.facebook.com/Musicalworldguitars já acabou aparecendo um par deles aqui, pra quem tiver interesse recomendo muito o atendimento !

Depois de 5 minutos lendo o manual e mais uns outros 5 afrouxando as cordas (sim a instalação é muito simples) tá aqui  a primeira tentativa de montagem:




Bom, oficialmente pelo manual eles são indicados para espessura de até 054, meu bordão é 059, mas deu certo e está funcionando.  Num primeiro momento eles se mostraram mais estáveis que as Hipshots, não perdem a regulagem,  o da corda G fica meio flutuante no apoio, deu um pouco de "medo" de girar o "botaõzinho", mas na prática está rolando.  O acionamento da hipshot ainda acho um pouco mais imediato, pela "alavanquinha", mas esse é bem prático. 

Ainda não resolvi se na montagem definitiva vou usar os 2 ou uma dessas e uma hipshot no bordão,   e tambem ainda falta ver o que vai acontecer nessa do G depois dos benders instalados, pois ela apoia numa corda que vai o bender e usa a outra de guia,e por fim,  minha ultima preocupação é se isso guardado no bag tb não tem tendencia a estourar a corda, mas por enquanto estão rolando as duvidas serão sanadas com o tempo de uso... 

Comentários

Postagens mais visitadas