Vira Latas - Gato Preto Classics

Vou fazer aqui a primeira parte do review desse amplificador.
A Gato Preto Classics é uma nova fábrica de amplificadores aqui de São Paulo, e no ano passado introduziu o primeiro modelo deles no mercado, o "Vira-Lata". Um head valvulado de 10W + gabinete 1x12.
O mercado para amplis all-tube de pequeno porte é grande, já é um suscesso lá fora, com modelos como o Tiny Terror (Orange) night train (Vox) e muitos outros. Aqui no mercado nacional ainda são poucas as opções mas os fabricantes estão começando a prestar atenção nesse mercado.
Estetica:
É um dos produtos nacionais com mais preocupação aos detalhes cosméticos que já peguei na mão, tanto o head quanto o gabinete vem com soft bags muito bem feitos na medida, fechamento de ziper, acompanha um certificado individual fornecido pela gato preto, um cabo p10 do gabinete para a caixa, cabo ac, um chaveiro porta palhetas e um adesivo.
O ampli propriamente dito é muito simpático a primeira vista, o head é pequeno, compacto e leve, acabamento em couro sintetico claro. Senti falta no Head do nome dos controles, são eles: - Volume - Grave - Medio - Agudo - Ganho e do logo do fabricante. O ampli tem 1 input para a guitarra na frente e 2 outs com 4 e 8 ohms de saída de caixa atrás.
O gabinete acompanha o mesmo padrão de acabamento do ampli, tem uma porta traseira removida com velcro e o passa ele de "Closed Back" pra "Open Back", boa sacada, senti falta de um recuo na tela pra deixa-la mais protegida e da designação de quantos ohms é a caixa (8 ohms, o falante é um Eletroharmonix 12RV8). Também achei o gabinete um pouco grande pela ideia do conjunto (baixa potência, na minha cabeça é atrelada a maior portabilidade).
As valvulas são JJ e os componentes todos de alta qualidade segundo o fabricante.
Ligando:
Ligando o ampli direto na guitarra num primeiro momento observei as seguintes caracteristicas.
Ele tem os controles de ganho e volume diretamente atrelados, com menos do que 3 horas no ganho abre volume, e vice-versa, o amplificador possui um headroom clean limitado como era de se esperar num ampli de baixa potência, porem um pouco mais baixo do que eu esperava numa regulagem clean.
Com o ganho passando o meio dia em diante o ampli relamente mostra seu som, um crunch alto e agradável, indo até uma distorção quente com os controles no máximo. O tone stack tem uma ação bastante discreta, com o ganho e volume abertos ele se faz um pouco mais presente, com o ampli a volume mais baixo fica um pouco sutil demais,, ele não tem a caracteristica de dar varias vozes ao amplificador, e sim de alguma pequena correção.
O ampli é bem sensivel a mudanção de guitarra e captadores, mostrando bem as diferenças de varios instrumentos e casando com tudo que experimentei nele.
O timbre clean acabou ficando mais cheio se utilizada um a regulagem do ampli mais saturado cortando o volume na guitarra.
Aceitou bastante bem os pedais, na gravação abaixo passei por um compressor, (marshal ED-1) na base, e na metade do solo em diante usei um empower carpe dien (overdrive). O ampli se mostrou bastante dócil e transparente aos pedais.
O som do falante é honesto, melhor do que os falantes nacionais, tambem liguei o ampli numa outra caixa 1x12 com um eminece cannabis rex e senti uma mudança de volume e timbres, ele ganhou pelo menos uns 10 a 15 % a mais de headroom. Ligado numa 4x12 deve fazer um belo estrago, e o inverso tambem pode funcionar, pode eventualmente ficar mais docil em casa numa caixa 1x10.
Considerações finais:
O ampli é interessante pra quem procura um valvulado de baixa potência, se for pra ligar em casa tem volume de sobra (até demais, ele no talo com certeza incomodará seus vizinhos) ótima opção pra gravações, pode ser usado em ensaios e shows quando não se precisa de som limpo ou se tem a possibilidade de microfonação. Não é muito versatil com relação a timbres distintos, mas tem uma voz bem interessante, principalmente saturado. Tambem casa legal com pedais, a volume mais maneiro.
Parabéns a Gato Preto Classics pela iniciativa e por colocar conseguir colocar o produto num preço tão competitivo pros padrões do mercado nacional.
O Site do fabricante é o http://www.gatopretoclassics.com/ com mais videos e informações sobre o ampli e a fábrica.
Sample
Abaixo segue um video gravado explorando uma sonoridade mais country rock do amplificador, em breve eu completo esse review com um segundo video apresentando o ampli "seco", mexendo em suas configurações e apresentando o som dele puro. Mais detalhes do equipamento utilizado descritos durante o próprio video.


Comentários

  1. Opa! Tenho bastante interesse em saber mais sobre esse conjunto da gato preto!
    Pretendo tocar um country core entre rock mais nacional como Raimundos, etc. Você menciona que ele trabalha bem com os pedais e após o meio dia é que o bixo pega, gostaria de entender melhor sobre esse mecanismo, e como é essa situação do meio dia, seria como amaciar o amp? Hehe

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Então, em amplis de baixa potencia, a sonoridade funciona da seguinte forma, voce vai ter ele "clean" até o com controle proximo ao "meio dia" nessa situação ele combina bem com pedais de overdrive. Se aumentar o volume o ampli começa a saturar, gera um drive agradável, porem perde o som limpo. O cuidado e limitação desse tipo de equipo é, se voce precisar de som limpo e volume alto num palco corre o risco de ficar na mão, devido a baixa potencia, é mais recomendado ou pra quando se pode microfonar o ampli, e ajudar o volume do palco via monitores, ou para quando se usa o ampli num volume bem alto já saturado, e abaixa para ter sons limpos apenas em dinamicas mais "maneiras" se precisar de algum auxilio mande um email: gutovighi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Cara me responde ai, eu uso Clean pra caramba, e não tenho interesse em usar o drive dela. ela tem um Clean bem Clean mesmo?
    abraço

    ResponderExcluir
  4. SE usa só clean e faz shows recomendo um amplificador de maior potencia já que nos valvulados de baixa wattagem o clean é bonito porem limitado a pouco volume.

    ResponderExcluir
  5. Olá Guto Vighi, curti bastante seu video do Viralata, assim como de outros amps no seu canal no y2b. Contudo, gostaria de lhe perguntar se você já falantes nacionais em seus amps? Realmente, vale mais a pena adquirir um Eminence Legend ao invés de um Pedrone, Ace, Acedo, Mg e etc? Abs e parabens pelos videos.

    ResponderExcluir
  6. Oi Jefferson, desculpe a demora ao responder, só vi agora, já testei o golden tone do Pedrone, ele tem o mesmo headroom do meu Cannabis Rex Eminence com timbre distinto, os demais não cheguei a testar, a vangatem da eminence é que eles tem falantes com varias vozes distintas, se procura algo específico pode te atender melhor, mas o Golden tone pra quem quer um som mais british é um bom custo benefício.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas