Comparativo de dispositivos "D Tuners"

Pitch Key X hipshot Xtender.

Pra quem usa Drop direto em show, os dispositivos são uma mão na roda pela agilidade e precisão na mudança de afinação. Tem u monte de possibilidades de dispositivos, D-tuna pra floyd, as tarrachas Digitais, banjo tuners, etc...  abordando aqui dois dos mais simples e “baratos” disponíveis no mercado.

Hipshot Xtender



Uso os xtenders há um tempão, são mais conhecidos pra baixo mas também disponíveis pra guitarra.  Eles substituem a tarracha, tem uma alavanca que dropa a afinação da corda no intervalo desejado,


Pitch Key



É um acessório colocado entre tarracha e nut, que atravéz de um parafuso recartilhado mexe na afinação da corda.  

Vou colocar os prós e contras que achei em cada um.

Instalação:


Xtender – você precisa remover a tarracha existente, e colocar a nova no lugar, se der sorte o furo do parafusinho bate, senão tem que refazer, o xtender só pode ser instaçado no Mizão. O ideal é procurar um com tarracha similar ao resto do teu jogo por questão estética.  

Pitch-Key – Basta Afrouxar a corda, e prender o acessório, pode ser colocado em qq corda, e não é complicado remover e usar ele em instrumentos distintos.  Tem a limitação do fabricante de funcionar em cordar até 054 (eu instalei numa 059 e rolou) e precisa de uma distancia mínima entre nut e tarracha, para “caber”.

Ajuste:

Xtender: tem um parafuso recartilhado onde regula-se o intervalo, é bom sempre antes do show acionar o mecanismo algumas vezes, e dar uma ajuste fino na afinação, o uso normal é 1 tom abaixo já cheguei a usar até 2.5 no bordão.
Pitch-Key: O auste fino de afinação é feito com uma chave allen, bom ter ela na mão quando sair pra tocar, numa vez ajustado ele mantem o intervalo de forma bem precisa no futuro.
Acionamento:

Xtender: basta puxar a alavanca é um movimento rápido, não tem o curso no meio do caminho, pode ser usado durante a musica subindo e descendo e até mesmo como efeito.
PitchKey: você deve girar o parafuso recartilhado, é simples mas o movimento um pouco mais longo do que o do hipshot. Tomar cuidado para chegar nos finais de curso durante essa transição.

Observações:

Na minha guitarra com o pitchkey, observei a corda sair do nut antes do show umas 2 vezes, não sei se pelo posicionamento do aparelho dentro do bag ou pela pequena distancia entre o nut e a tarracha . Durante o show isso não ocorreu.

No Xtender é sempre insteressante repassar a afinação antes do show pra fazer um pequeno ajuste, uma vez ajustado, ele é estável,  o pitch key pode ser usado na tarracha com trava, o xtender vem equipado com tarrachas tradicionais.

Acho que cada um tem suas vantagens e desvantagens, está mais fácil e barato achar o pitch-key aqui no brasil, (em media 200 pilas novo na net). Os hipshots são mais difíceis aparecer e no geral mais caros, os meus devem ter saido em torno de 250 a 300 usados cada.
Se você pretende usar em mais de um instrumento o pitchkey é mais versátil. O Xtender tem acionamento mais rápido pra ser usado durante uma musica, inclusive como efeito. 


Da pra usar mais de um pitch key no mesmo instrumento em cordas distintas para diferentes aplicações, o xtender é limitado ao bordão. 

Demo do Pitch-key achada na net: 



Demo do Xtender achada na net: 


Comentários

Postagens mais visitadas