Guitarra Country Coluna 2

Segue abaixo a segunda coluna feita para o site conexão guitarra em 2013:


Country Guitar n-2: Chicken Picking



Após a primeira coluna de introdução, o assunto que eu vou abordar agora, é a técnica de mão direita utilizada pra tocar country chamada chicken picking.  Provavelmente é a técnica específica maior responsável pela sonoridade da guitarra country, é um tanto particular, e o interessante é que pode ser aplicada a outros estilos. 
O chicken picken ´ um técnica que consiste em alternar a palheta, ou dedão ou dedeira, com os dedos indicador médio e anulares, montando uma palhetada híbrida, e parte importante dessa sonoridade é que os dedos puxam as cordas de forma bem estalada gerando então essa sonoridade percussiva característica do country.

Existem basicamente 3 formas de se tocar o chicken picking, falando em mão direita, seriam elas:

Usando a palheta convencional.
Usando uma dedeira ou “Thumb Pick”
Usando apenas os dedos.


Vou mostrar alguns exemplos de guitarristas que usam as 3 técnicas distintas, não existe nenhuma correta ou errada, todas tem suas vantagens e desvantagens, algumas tem um ponto de partida mais simples (a maioria dos guitarristas já toca com palheta então ela não é mais um “corpo estranho” a mão) sugiro experimentar todas e após isso partir pra um estudo mais profundo da qual for mais confortável ou apresentar o melhor resultado.


Chicken Picking usando a palheta tradicional.

É o ponto de partida mais comum, pois a maioria dos guitarristas já toca com palheta, então o estudo será apenas para os dedos médio e anular, a maioria usa essa técnica, ela ainda possibilita esconder a palheta e usar os dedos.  Pra mim a parte mais complicada dessa técnica é que se perde o dedo indicador, que é o que me da o melhor controle pra “beliscar”  a corda. Pra quem tem boa independência na mão direita e não quer abrir mão da palheta é o caminho mais indicado.

Como a maioria usa essa técnica vou apresentar apenas 1 ou 2 exemplos de gente que consegue um excelente resultado no timbre e ainda não falei por aqui, um é o Jim Campilongo, guitarrista referencia entre os guitarristas tem um timbre muito cru e um fraseado bem particular.



Outro é o Johnny Hiland, guitarrista da safra mais nova, dono de uma técnica muito boa.





Chicken Pickin com os dedos:

Essa técnica não é muito comum, as formas de se pensar para indicador médio e anular são as mesmas que para o uso de dedeira, porem alternando com o polegar em si. Isso funciona muito bem para frases chamadas “banjo Rolls” baseada em sonoridade de banjo como nos mostra o Johnny 5 nesse vídeo abaixo (para quem não Conhece, Johnny 5 trabalhou com  Marilin Manson e Robbie Zombie e apesar de tocar um som bem pesado, ele incorpora técnicas do country.)






Porém é meio limitada, por não se ter algum tipo de palheta em mãos dificulta as frases mais rápidas em uma corda só, por isso é mais comum se ver alguns guitarristas que tocam de palheta usando essa técnica em determinadas frases do que ver algum guitarrista tocando integralmente com os dedos.

Um dos poucos que usa integralmente a técnica de dedo, não é um guitarrista exclusivamente de country mas bebeu muito do estilo,  o Mark Knopfler, “ex” Dire Straits, (recomendo a audição do disco Neck and Neck gravado em dueto com Chet Atkins para ver ele numa linguagem mais country). O solo de sultains of Swing por exemplo tem um timbre de guitarra que remete muito ao já citado na coluna anterior Albert Lee, e podemos dizer que é todo executado em chicken picking e um grande exemplo de aplicação dessa técnica em outro contexto.







Chicken Picking Usando Thumb Picking (dedeira)

Apesar de parecer a primeira vista meio complicado por a dedeira ser um corpo estranho, é onde eu gostaria de me aprofundar um pouco,  a referencia inicial desse estilo seria o a forma de tocar do Chet Atkins, alternando as linhas de baixo e melodia.

Esse vídeo mostra o estilo de dedeira na sua forma mais tradicional, com Chet Atkins e Jerry Reed:



Tem 2 guitarristas de linguagem mais moderna (entre outros vários)  que incorporaram a dedeira,  e eu gostaria de ressaltar:  

Brent Mason aqui fala um pouco a respeito da sua concepção de mão direita:




E o Jerry Donahue, dos Hellecasters que depois de anos tocando flat picking (palheta normal) aderiu a dedeira depois que inventaram um modelo o qual se assemamlhava a uma palheta, ele aborda o assunto num trecho de sua vídeo aula:








Então vamos há algumas dicas técnicas para quem está interessando em tocar com dedeira:

A primeira coisa é que as dedeiras tradicionais, principalmente as disponíveis no mercado nacional (dunlop, galli, rouxinol) tem seu desenho bem comprido,  projetado mais pensando em palhetadas para baixo (down strokes). Portanto o caminho que achei mais interessante foi mudar sua forma para deixá-las o mais próximo possível de uma palheta tradicional quando colocada nos dedos. Observação, pra quem usa harmônico de palheta, recomendo que a dedeira seja ajustada bem curta, assim como demonstrado no vídeo do Jerry Donahue acima, assim você consegue o hamônico de palheta inclinando a posição da mão e não recolhendo a palheta como costuma-se fazer na técnica tradicional.

A foto 1 mostra uma dedeira Standard colocada no dedo:



A foto 2 mostra na mesma posição a mão segurando uma palheta:




Na foto 3 temos a dedeira com a ponta recortda de tal forma que seu formato fique próximo ao da palheta (já desgastada um pouco do uso) :





A segunda coisa é ajustar a pressão e a curva da dedeira a do seu polegar, algumas vem muito apertadas outras sem a pressão suficiente, a dica é um par de alicates de ponta fina, e uma chaleira, com água fervendo,  espere a água ferver, segure a dedeira com um dos alicates, coloque-a sobre o vapor, ela irá amolecer um pouco, após isso molde-a com o outro alicate, ao esfriar ela vai manter a nova forma, vá ajustando até que fique firme e ao mesmo tempo confortável quando colocadano seu dedo.

Existem ainda alguns modelos de dedeira mais atuais, como a demonstrada no vídeo do Jerry Donahue  que é a herco, um híbrido de palheta e dedeira, é interessante, testei algumas mas não consegui me adaptar a tensão de fixação dela no polegar, (achei o material um pouco fino mesmo no modelo heavy),





essas podem ser achadas no ebay e eventualmente no mercado livre, alguns outros modelos interessantes e inovadores de dedeira  pra quem gosta de pesquisar são: 

Saddle Thumbpicks:




Fred Kelly

No vídeo abaixo, eu demonstro um pouco mais da sonoridade e técnica  de mão direita.





Pra quem quer ver como funcionariam licks de chicken picking aplicados ao rock / hard / heavy é interessante conferir esse vídeo com a abordagem do Zakk Wylde ao assunto:





Outra abordagem bem pouco tradicional, seria esse tema do Johnny 5, onde ele mistura um monte de coisas como 2 hands, e sonoridade de guitarra moderna, com o chicken picking usando inclusive alguns licks de dedo, em cima de uma base com uma bateria bem tradicional de country:





Por fim a titulo de curiosidade eu deixo o link de uma vídeo aula de um Guitarrista chamado Scotty Anderson, um cara não tão conhecido, mas que tem na minha opinião umas das técnicas mais particulares e complicadas de mão direita que eu já vi, ele combina a dedeira com a unha do indicador, gerando 2 palhetas paralelas simultâneas e executa as frases de double stops com essa técnica. Realmente impressionante:







Fico por aqui, na próxima coluna continuaremos desvendando os mistérios e sonoridades da guitarra country. 

Comentários

Postagens mais visitadas