Coluna Guitarra Country 03

essa foi a terceira coluna de guitara country feita em 2013 para o site conexão guitarra: 

Country Guitar 03 - Primeiras noções Improviso.

 Estava pensando a respeito do que falar em nossa terceira coluna, e enquanto isso alguns amigos me pediram material para começar a estudar improviso de country, dei uma procurada na net, tem muito material mas não achei nada básico do jeito que eu imaginava com as primeiras noções. Então, já que na ultima coluna falamos de palhetada, agora vamos falar um pouco de escalas e como pensar em improvisos no country. 


 A primeira coisa a deixar claro, é que isso é um assunto extremamente vasto, o country tem varias vertentes, várias possiblidades de abordar improvisação, eu estudo country há cerca de 10 anos, e não me considero um guitarrista fluente no estilo, (considerando fluente alguém com grande vocabulário para improvisar em diversas músicas dentro do estilo) então vou tentar dar algumas dicas básicas que ajudem aos que tem vontade de começar no assunto. 


 Existem várias vertentes musicais dentro do country, desde o western swing com forte influencia de jazz, passando pelo country rock, o country mais tradicional com forte influência de bluegrass, e o new country com uma veia mais pop, para destacar os mais importantes. Abaixo colocarei links de músicas que são exemplos de cada um para ilustrar. Começando com um estilo chamado “New Country” Provavelmente uma das expoentes mais famosas, e que teve maior projeção fora do mercado country junto com o Garth Brooks foi a cantora Shania Twain, também foi uma das que levou o country para o lado mais pop, mesmo assim tem muito material interessante de guitarra as ser estudado nos discos dela, o solo dessa musica (I'm Holding On to Love) gravado pelo genial Brent Mason pra mim é de um bom gosto absurdo, não é cheio de notas, mas tem um fraseado bem interessante a ser estudado. 








 Dentro de uma linha mais tradicional (não tão antiga, porém bastante requintada) gosto de citar o Vince Gill, pra mim cada solo dele quando ele está tocando musicas como Liza Jane ou Oklahoma Borderline é uma Aula de licks e frases de country, a Liza Jane já é uma música mais encrencada um pouco para tirar o solo, mas vale muito como estudo, reduza a velocidade do original e vá estudando lick a lick, frase a frase, um solo desses já rende uma bela biblioteca de frases. Essa versão ao vivo conta com o solo da versão de estúdio original executada no primeiro chorus pelo Gill e mais dois solos de guitarra, um do Brent Mason e um segundo do Vince Gill ambos bastante inspirados:








 Na pegada Country Rock que é uma das mais "fáceis" de entender pra quem vem do rock e do blues podemos citar a musica “Play Something Country” da dupla “Brooks & Dunn” , aqui a pentatônica menor é bastante utilizada, e apesar o solo cheio de notas, ele tem um fraseado bem baseado em licks de country e blues. 






 Ainda mais um exemplo onde o country praticamente encontra o southern Rock, nesse tipo de musica, é bem comum encontrar o Drop D (bordão afinado em D) e solos e fills de Slide. Segue uma música do Blake Shelton que poderia fácil ser Lynrd Skynrd “Kiss My Country Ass”:








 De qualquer forma a minha sugestão inicial seria o domínio da pentatônica, a qual eu consideraria o porto seguro se de onde partir. Muitos dos solos e licks saem dela, a maior é vastamente utilizada e no country com pegada mas rock a menor vai muito bem também, e se você tiver dominado a sonoridade do chicken picking na mão da palheta já é possível, aplicando as pentatônicas conseguir começar soar country. Para ilustrar isso e estudar, vamos usar como base uma sequência de acordes extraída da música "Dixieland Delight" da banda “Alabama”, que é um clássico, e no circuito de country aqui. Uma música muito pedida pelo público pois ela abre vários chorus pra improviso do meio pro final, e é muito adequada para os passos de dança (pra quem não sabe, o circuito de country no Brasil tem isso com parte extremamente importante, uma musica para dança). 

 Primeiro o link da música:





 No primeiro exemplo do vídeo vamos aplicar a pentatônica de A maior em cima da sequência de acordes, de forma bastante simples, e é perceptível que mesmo sem grandes frases ou truques, é uma escala que se encaixa na harmonia da música. No segundo passo de evolução a partir desse, algo que vai dar mais riqueza no fraseado seria começar a pensar na escala em um formato esticado e utilizar notas de passagem e tocar mais notas. Aí o outro fator que vai pesar bastante para enriquecer o fraseado, seria adquirir uma grande bibilioteca de licks e riffs, o country tem muitas frases especificas e licks assim como o rock e o blues, esses licks podem ser aprendidos em video aulas, aulas, e principalmente tirando músicas. A dica é ouvir e tirar o máximo de músicas, frases e solos possíveis, pois a cada uma você aprende um lick ou rif novo. O terceiro exemplo mostra a mesma harmonia sendo abordada com vários licks característicos. pensados em cima de cada acorde, que mostra um resultado bem mais rico. Um bom improvisador country na minha opinião é alguém que consegue ter uma grande biblioteca de rifs, e consegue ir soltando eles dentro de cada acorde da harmonia da música, e ainda fazer isso com boa velocidade sem soar repetitivo. 

 Segue o link da vídeo aula: 







 Deixo aqui apenas o backing track dessa harmonia usada nos exemplos em 2 andamentos, para quem quiser ter uma base pra estudar o improviso.


Comentários

Postagens mais visitadas