Guitarra Country - Coluna 01 (2013)

Essa matéria foi originalmente escrita para o site conexão guitarra no primeiro semestre de 2013, em uma serie de 3, com o meu desligamento do site estou colocando a matéria disponibilizada direto por aqui, assim quem assiste aos videos correspondentes no youtube pode ter onde consultar a matéria completa:

Country Guitar – n-01

Já que vamos falar de guitarra country por aqui, vou nessa primeira edição fazer uma introdução ao assunto.
O universo da guitarra country é bastante interessante,  existem várias vertentes e influencias dentro do estilo, a guitarra tem bastante espaço, exige um bom estudo da linguagemprópria , e  trabalha com algumas técnicas específicas como o famoso chicken picking,  e outras das quais falaremos mais adiante.

A primeira coisa ao meu ver pra aprender um estilo novo é conhecê-lo e se familiarizar com ele, portanto minha primeira dica é, ouçam a maior quantidade de músicas e guitarristas bons do gênero que puderem para se familiarizarem com o timbre, fraseado e estrutura das músicas. Posso dar algumas sugestões:

Brent Mason,  provavelmente o guitarrista de estúdio mais importante do country contemporâneo, gravou com Deus e o mundo, é visto eventualmente como side man de alguns artistas importantes, e tem um trabalho instrumental paralelo.
Um de seus temas instrumentais mais famosos é é a música “Hot Wired”



Brad Paisley  Cantor, artista com uma carreira consagrada, é na minha opinião o guitarrista country com o fraseado mais complexo e “nervoso”, dono de um ótimo timbre, muito pessoal,  seus discos sempre contam com 1 ou 2 músicas instrumentais, e mesmo nas baladas os solos são sempre bastante técnicos, pra quem quer conhecer do que ele é capaz tocando guitarra recomendo uma audição do álbum  “Play” quase todo instrumental.  Como vídeo segue uma versão ao vivo de um dos seus primeiros e mais consagrados temas instrumentais: “Nervous Breakdown” ao vivo.



Vince Gill  Outro artista, Cantor de carreira consagrada, profundo conhecedor de instrumentos (dono de uma coleção invejável) tem um fraseado e timbre mais tradicionais do que os citados acima, mas de muita elegância.  Segue um registro dele com tema “Oklahoma Boarderline” gravado ao vivo no festival Crossroads, promovido pelo Eric Clapton. Merece uma citação a participação do Jerry Douglas no Dobro nessa gravação. Pra quem não conhece o Jerry Douglas pode ser considerado o “Jimmy Hendrix” desse instrumento dadas as evoluções de linguagem que criou. 







Albert Lee, Músico e guitarrista de uma geração anterior, influenciou boa parte dos guitarristas do estilo, tem como sua assinatura de timbre num mundo de teles usar a soma dos captadores (meio e braço ou meio e ponte) – (timbre característico do Mark Knopfler em sultains of swing, outro guitarrista fortemente influenciado pelo country só pra ilustrar) de sua Music Man signature,  Segue uma gravação de um de seus maiores sucessos “Country Boy”:





Hellecasters  Trio instrumental formando por Will Ray, John Jorgenson e Jerry Donahue, apesar de dizerem não tocar country (quem sabe pela estrutura de seus temas), seguramente usam e abusam da linguagem, e influenciaram o fraseado e timbre da guitarra country contemporânea. Vou citar a música Highlander boogie um tema que gosto bastante, com uma pegada bem country.





James Burton  Entre outras coisas guitarrista do Elvis Presley, foi quem botou as famosas telecasters  com acabamento Paisley no mapa, hoje bastante usadas pelos guitarristas do gênero. Ao invéz de uma musica, coloco aqui apenas uma parte de uma antiga vídeo aula dele que mostra um pouco dos licks  que ele já tinha “na manga” enquanto os outros ainda nem existiam...





Tem inúmeros outros guitarristas do gênero de grande importância, como Chet Atkins, Johnny Hiland, Redd Volkaert, Steve Werner,  e mais vários que estou esquecendo de colocar por aqui, isso foi só pra dar uma introdução ao Assunto.


Sonoridade:

Acho muito importante ao estudar qualquer estilo pesquisar sua sonoridade, equipamentos, utilizados,  é importante montar um set de acordo ou adequar o que se tem em mãos para conseguir bons resultados, então vamos falar um pouco do equipamento e timbre normalmente utilizado nesse gênero.

Guitarra: essa provavelmente é a mais obvia, acho que a todos, a primeira coisa que vêm em mente ou se falar em guitarra country  é uma telecaster,. É seguramente é a guitarra mais utilizada e seu timbre definiu o ponto central estilo.
As características mais importantes da tele no country seriam seu tipo e configuração de captadores (2 singles), e a ponte fixa.  Essas são as características buscadas numa guitarra pra se tocar country, se você não tiver uma guitarra de ponte fixa e sim flutuante, o ideal seria travá-la.
Com relação a captação, eu diria que o single na ponte e a soma dos singles braço e ponte são boa parte da sonoridade country. Os timbres mais característicos de strato (soma de meio com braço e ponte com braço também são bastante utilizados, tanto que existe um modelo de tele chamado Nashville, que tem justamente o captador do meio “a mais”.  O ideal seria uma guitarra com single na ponte,  se a sua tiver humbuckers existe a possibilidade de “splita-los” fazer uma ligação que desliga uma das bobinas e o resultado sonoro se aproxima do som de um captador single.  Se não houver essa possibilidade, ainda da pra conseguir um timbre interessante numa guitarra com 2 humbuckers usando a chave na posição que soma ambos.

Com relação e Efeitos, existem muitas vertentes e muitas sonoridades, mas digamos que o timbre country mais famoso é aquele limpo ou um pouco saturado, bastante estalado,  para conseguir isso, a primeira coisa que ajuda bastante é um compressor, existem 2 categorias de compressores os mais sutis e os que mordem mais, no country a mordida é positiva, então os compressores agressivos vão bem, a linha CS da boss é bastante utilizada, apesar trazer ruídos quando colocada com mais ataque, assim como  a linha dynacomp e seus derivados, atualmente um compressor que habita boa parte dos guitarristas country importantes é o wampler EGO compressor por ser bastante versátil.

Um pedal de overdrive ajuda bastante, com o passar dos anos, o timbre country veio sujando, não é um sujo “meta-high gainl”, um bom overdrive da conta do recado. O tube screamer e seus derivados estão sempre presentes nos setups que se acha por aí (eu uso um clone bastante versátil feito pela Ed’s Mod Shop, handmade brasileira), também tem uma linha de pedais com mais ganho como o Hot Wired do Brent Mason, o Paisley Drive,  nessa linha ando obtendo ótimos resultados como o pedal  da Tom Tone “Country American Drive” outro handmaker nacional mais acessível que os pedais de boutique estrangeiros. 

Por fim um delay, no country é muito comum se usar uma regulagem do delay chamada “Slap Back”, consiste em 1 repetição curta rápida e alta, pode ser definida praticamente em qualquer tipo de delay, os análogos tem uma voz mais agradável pra esse tipo de sonoridade. Testei vários, tem uma grande leva de pedais analógicos bons no mercado, alguns um pouco dark (a repetição soa “fechada” propositalmente para imitar a fita) tive bons resultados com a linha DM da Boss, os dan Echo da danelectro, #1 Echo da Eletro harmonix, e outros.

Quem não tem ou não ta afim de investir em pedais específicos, pode usar os efeitos de uma pedaleira ou multi-efeitos, presetando esses efeitos.

Por fim amplificadores;  eu sou usuário e defensor de amplificadores valvulados, algum que tenha canal com bom clean vai funcionar bem, da pra trabalhar com transitorizados também, uma dica é, pra fugir do som limpo demais característico dos solid states é usar o canal sujo com pouco ganho pra tentar simular o timbre limpo “quente” de um valvulado. Tenho Alguns amplis handmade feitos no Brasil, pro country o meu titular é um Super Clean Custom feito Pela Pedrone Amps, amplificador baseado na sonoridade dos Fender, com 40W bastante portátil.

No vídeo que acompanha essa coluna eu mostro a pedaleira a qual venho utilizando nos shows com a banda country que trabalho (a Kavalarya), alguns exemplos de regulagem de pedais e efeitos,  e a demonstração de como buscar as sonoridades country com diferentes tipos de captador e guitarras.

Espero que gostem, em dúvidas entrem em contato comigo por email, para conhecerem mais um pouco do universo da guitarra country visitem meu site, www.gutovighi.com.br onde periodicamente também falo do assunto,  e no próximo mês continuamos por aqui, falando a respeito da técnica de mão direita, palhetas dedeiras e etc... 




Comentários

Postagens mais visitadas