Maratona dos Pedalboards novo capitulo...

A idéia: 

quero ver se consigo um set com timbre que presta, auto suficiente e leve em relação a quantidade de coisas a carregar, o qual não implique em levar gabinete. 

A intenção é ter um set alternativo ante dor na coluna, melhorar a qualidade da monitoração de guitarra e principalmente voz nos shows dependendo o minimo possivel da casa. 

A ideia é manter o board e levar o titan,  tirar o line-out dele numa mesinha pequena.  a mesinha funcionar como um centro de comando, com as seguintes funções; 

1- usar a saida de fone  com devido volume, cabo longo e fones de ouvido pra me monitorar. 

2- ter um segundo canal disponivel pra usar a guitarra com piezo, inclusive controlando o pan da monitoração dos fones em stereo. sem depender de som da casa. 

3- mandar o sinal mixado da guitarra e piezo pra casa via cabo p10,  em mono por uma saida de auxiliar. 

4- poder ter um terceiro canal de input na mesa  pra receber uma linha da casa, para ter a monitoração do resto da banda mixavel com volume separado no meu fone. 


Se vai dar certo ou não eu não sei... como já tenho meio que tudo em casa pra tentar isso vou começar os testes, preciso só achar um fone bem flat que seja confortável e de preferencia algo que não sele o ouvido tipo os koss pois a intenção é conseguir ouvir o vazamento do palco e ter apenas a guitarra na cara sem ter volume explodindo...

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O que aconteceu na pratica: 

e deu certo, há tempo não fazia um show com som tão confortavel, me ouvindo sem ser alto de mais, ouvindo voz que é muito mais raro... 

Mais uma receita de bolo aprovada, que provavelmente irei usar frequentemente.

guitarra - board normal - titan. 

saida de linha do tintan - minha mesa (input em canal) 

em paralelo usei a saida de gabinete ligada no gabinete, pra se desse alguma merda. 

microfone de voz, - minha mesa (input em outro canal) 

pedi uma via da casa com o resto do que precisava pra ouvir, e joguei num terceiro canal da mesa. 

usei 2 saidas auxiliares pra mandar o sinal da guitarra e da voz isolados pra casa via p10. não usei o master senão ia realimentar com a mandada de monitoração da casa. 

o legal é que deu pra mixar o sinal pra casa com o ganho que o tecnico pediu, independente do que tirei do fone da minha mesa direto pra mim. 

usei os 2 fones monitorando até em estereo, abrindo um pouco o pan da voz e da guitarra. 

não precisei mexer num controle durante o show (salvo abaixar em algum momento a mandada da casa no meu monitor, que oscilou) - sempre oscila, era minha restrição de usar fone, o resultado era sempre instavel e ia mudando durante o show. 

pontos negativos: 

1- é mais uma traquitana pra montar, em show sem passagem ainda acho arriscado, a não ser que eu consiga deixar a estrutura da mesa cabeada já toda montada pra agilizar montagem, por outro lado não preciso arrastar a 4x10 que é um trabolho pra todo canto, a rigor da pra fazer o show só com o head, devo montar uma caixinha mega light 1x12 neodimum pra mim pra ficar meio  de backup pra emergencia. 

2- não se tem o controle do que sai na frente, mas aí, se tivesse usando ampli microfonado tambem não teria, em palco grande muitas vezes tive o som bem alto no palco e ao ouvir as gravinas, a guitarra tava baixa na frente, quem sabe tendo menos volume de palco os tecnicos automaticamente mandem mais sinal de guitarra pro PA. 

pontos positivos. 

1- a guitarra ficou mais baixa no palco incomodando menos o resto da banda.  

2- há tempos não tinha tanto conforto em me ouvir sem ter que explodir volume, tanto guitarra quanto voz (essa principalmente).

3- vai viabilizar bem o uso do piezo que vai ocupar mais uma canal na mesa e pretendo mandar já mixado com a guitarra pra casa, assim eu tenho o controle da mix - violão guitarra pelo menos. 

proximos testes: 

- deixar esse board da mesa mais pronto ja cabeado pra agilizar a operação. 

- fazer um show sem gabinete pra ver o que acontece. 

- testar outros modelos de fone de ouvido, até achar um que seja o mais flat possivel com o que sai no PA. 


- eu usei o titan com saida de linha emulada, da pra usar qualquer um dos heads usando aquele direct emulador de falante que eu tenho, testarei a configuração em algum palco grande pra ver o que dá. 

______________________________________________________________________

board utilizado: 





board "mesa" prototipo: 





Comentários

Postagens mais visitadas