Está chegando meu set signature de captadores de tele da Malagoli !

Algumas novidades bem legais vindo pra 2017, começando com essa: está chegando meu set de captadores signature de telecaster feitos pela Malagoli. 

Agora a versão longa da história:

Conheço a Malagoli a aproximadamente 20 anos, acompanhei uma grande transformação no conceito da marca nos anos 2000 quando desenvolveram alguns projetos com o Henry Ho, (inclusive nessa época fui num work shop dele na Malagoli, ouvi os HH-777 gostei, comprei um set pra uma guitarra que eu estava montando na época),  Foi nesse período que conheci  o Érico Malagoli, ao que me consta o responsável do então novo conceito dos produtos da empresa.  

Mantivemos algum contato, e entre o ano passado e o começo desse, fui conversar com o Érico a respeito do projeto da minha telecaster maluca de 7 cordas. 
Pesquisei e não encontrei nenhum captador pronto no mercado principalmente de ponte com visual e caracteristicas mais tradicionais de tele para 7 cordas.  Ele gostou da idéia e se propôs a desenvolver em parceria o captador da ponte, fechamos então as caracteristicas de todo o set, (essa guitarra usou minha configuração tradicional de teles por aqui, que é a nashville com captador de strato no braço).  

Nesse ponto devo fazer uma menção honrosa  ao meu amigo Ricardo Mascarenhas da Loud Custom Shop (responsável pela construção da guitarra), que fez o projeto 3d do chassis e me deu o caminho das pedras pra tirar ele do computador ter um chassis impresso e mandar pro Erico construir o captador completo. 

O resto da historinha dos captadores de 7 cordas está nas postagens do site, que mostraram o passo a passo da construção dessa guitarra pra quem quiser ler segue o link da construção completa e dentro tem posts especificos sobre os captadores. 


Continuando a historia, realmente fiquei muito contente com o resultado dos captadores custons feitos pela Malagoli para esse instrumento. 
Não tenho instrumentos de "grife" no meu acervo, mas captador é uma coisa que sempre levei bem a sério, e é um dos primeiros itens a serem tratados com prioridade nos projetos e customizações por aqui. Por causa disso nos meus instrumentos tenho seymours, dimarzios, gibsons, van zants e segue a lista... ja testei bastante coisa nesse campo, ainda falta muito pra testar mas já tenho uma boa referência de qualidade e do que me agrada.
Colocando os Malagolis em comparações por aqui, sinceramente vieram de igual pra igual com relação a som das minhas referências.

Aqui tem um breve registro da guitarra ainda em fase de construção e não entonada corretamente, mas já da pra ter idéia da sonoridade dos captadores, em breve gravarei novos samples agora que o projeto está concluido. 



Juntando essa experiência com mais uma que vou divulgar num futuro próximo, surgiu a idéia de criar um set de captadores signature meus para telecasters feitos pela Malagoli. 

Para isso fiz um um estudo de comparação com tudo o que eu tinha de captadores de tele aqui de caracteristicas distintas que me agradavam, para poder descobrir qual configuração de imãs dentre elas era a minha preferida (tenho captadores em alnico 2, alnico 5 e hibridos). Cheguei a conclusão que pro meu gosto, os hibridos soaram os mais equilibrados, tem um review desse teste aqui: 


Com relação ao captador do braço, eu queria algo que não está disponível no mercado nacional, me agrada muito uma sonoridade um pouco mais "strato" no braço da tele, depois de bastante pesquisar descobri que boa parte da culpa dessa sonoridade é o fato do captador não ter o cover, que pro meu gosto influencia de uma maneira que não agrada no timbre. Existem empresas lá foram que oferecem captadores de tele sem cover como por exemplo a Lindy Fralin, aqui não, portanto o captador do braço será padrão tele porém sem cover, de catacteristicas proximas com relação a imãs e saida aos captadores titulares, das minhas teles paisley aqui, que são minha referência (alnico 5, saida moderada).

Hoje fui buscar o primeiro protótipo do captador da ponte, essa semana ele já vai pra uma das minhas teles e os testes de refinamento serão iniciados. Como ainda estamos afinando os testes, eu vou divlgar os valores finais quando estiverem 100% definidos, mas o que posso adiantar é que será um set de 2 captadores, padrão tele, singles, o ponte hibrido com alnico 2 nos polos agudos e alnico 5 nos polos graves, no neck com alnico 5 em todos os polos e carcaça aberta sem cover. 

Conforme for gravando os testes eu vou postando futuramente os samples. 


Erico Malagoli e Eu


Caixinha


Tá aí o primeiro Protótipo. 

Primeiro registro de audio de como ele está soando aqui instalado na obasan, minha tele paisley de marupá.


Comentários

Postagens mais visitadas