Telecaster Tone Mod

Eu e os infinitos testes. 

Há alguns meses, com ajudado meu amigo Ed Bonatto, instalei o esquema eletrico do Jerry Donahue em uma das telecasters pra testes, era algo que eu queria fazer há um certo tempo, consegui a megaswith que é a parte chata dessa modificação, o resto foi moleza pro Ed. 

Essa eletrica do donahue é montada numa tele com 2 captadores mas ele usa captador de strato no braço, algo que tb uso há muitos anos por me acertar mais com o timbre. A chave dele de 5 posições além de conter as 3 tradicionais da telecaster, tem mais 2 interessantes, uma que simula um captador do meio virtual, e outra que simula um humbucker no braço. Pra quem não conhece tá aqui um video dele demonstrando esse esquema, ele começou a desenvolver em sua fender signature, foi aprimorando nas signatures seguintes, peavey, fretking e vintage.



Daí começam minhas invenções de moda, a mod da simulação do cap do meio virtual é interessante, mas eu uso em praticamente todas as minhas guitas o captador do meio real. O lance de ter uma sonoridade de humbucker num captador single proposta por ele sempre foi uma busca pra mim. 

Outra coisa é que um botão de tonalidade normal de guitarra pra mim ter pouquissima utilidade, até já tentei usar uma dica que o meu amigo Panini passou do Vince gill que é fechar um pouquinho o tone quando usando o captador da ponte, mas não me resolveu muita coisa prefiro pilotar o volume para redução do brilho. 

Veio a ideia, seria possivel trocar o capacitor tradicional da tonalidade que vem na tele por esse que o Donahue achou na posição 2 da chave, e ter esse tipo de atuação da tonalidade de forma progressiva nos 2 captadores ?  Sim... foi o teste que fiz e gostei do resultado. 

No braço o corte de agudos da bem a intenção de humbucker, na ponte ele soa um pouco mais médio, mas não deixou de ser um timbre interessante, e transformei o botão de tonalidade que não tinha utilidade nenhuma por aqui pra uma possibilidade de timbre que sei que será utilizada eventualmente ao vivo e gravações, gostei particulamrnete dos resultados com drives e também com o uso de slide. Pra timbres mais pesados ele corta umexcesso de treble que é muito bem vindo no twang mas não tanto para sonoridades de medio para alto ganho.  

 Segue um pequeno registro de audio dos resultados obtidos, repeti uma frase algumas vezes, com captador do braço (tom aberto depois fechado) e captador da ponte (tom aberto depois fechado). Fiz essa sequencia 4 vezes, com timbres indo de clean a drive com cores e estagio de ganhos diferentes pra dar uma ideia do resultado. Fora o demonstrado, as sonoridades com asoma dos caps, e tambem com o curso intermediario do potenciometro do tom ativado tb se mostraram interessantes.  

 http://www.4shared.com/mp3/xIOAyyUDba/soundsamples_donahue_tone_mod.html 

p.s. Agradecimentos especiais ao meu amigo Ed Bonatto da Ed's mod shop na acessoria da montagem do esquema do donahue na teledouble neck, e no primeiro teste do tone na oba san, e a Ricardo da Loud cuidador oficial da prole, que montou a mod na segunda Oba San. 

Comentários

Postagens mais visitadas