Review Sollo Amps - Mini 8.




              Mais um amp compacto handmade nacional que pintou por aqui pra fazer um review, feito pela Sollo Amps de Brasília. 
            O Mini 8 é um head de 2 canais (2 12ax7 e 1 EL84)  8W de potência (considerando canal de drive no talo, clean mais ou menos a metade disso) dos mais compactos entre os mini amps nacionais handmades  do mercado.
            A construção é bastante bem feita, e tem bom cuidado com acabamento, o head vem num bag  acolchoado bem legal pra transporte que ainda tem repartições pro foot (chaveamento de canais) e cabos.
            A caixa da sollo é uma 1x12 bem compacta closed back com falante Eminence GB128.


            
        Na frente os controles são: input, volume canal limpo, ganho grave médio e agudo, volume do canal sujo, uma chave seletora dos canais,  e mais chaves standby e on/off.
            No fundo ele tem chave seletora de voltagem, (110/220) entrada a/c,  fusível, saída do footswitch, saídas de caixa (uma 4 e outra 8 e 16 ohms) e send return do loop de efeitos. 



Ligando o ampli.

            O aparellho possui 2 canais, porem o canal limpo só tem controle de volume o que o deixa muito limitado, não é possível qualquer alteração de tonalidade a não ser os próprios controles da guitarra,  consegui melhores resultados de timbre limpo no canal sujo com pouco ganho do que no canal limpo em si. É um facilitador  poder chavear entre som limpo e sujo, porém na minha opinião para ser utilizável seria necessário colocar um equalizador no send return e acioná-lo quando estiver usando o amplificador no canal limpo para poder acertar as frequências.
            O segundo canal é realmente o canal interessante desse amplificador, dos valvulados pequenos que testei é o que tem sonoridade mais moderna um dos que o ganho vai mais longe. Os controles de tonalidade são bem efetivos, não é um ampli de inúmeras vozes mas consegue-se boas variações de timbre com seus controles. O Volume limpo é bem adequado a se tocar em casa, o do canal sujo é bastante alto, aqui em apartamento com restrições de volume, mal da pra passar do 2, limita um pouco pois o timbre do amplificador saturado engorda bastante aumentando o master, se ele tivesse um atenuador ou uma saída de menor potência principalmente pro canal de drive seria bastante útil pra quem tem limitação de headroom.
            Ele tem o footswitch, que é um luxo nessa categoria de amplificadores, o foot não tem led, usando dentro de casa não tem problemas caso fosse ser usado em palco faria falta. Porém como todos os amplificadores dessa categoria de potência que testei o uso principal é o caseiro (estudo ou gravação), pra usar em shows seria necessário um bom reforço no PA e monitoração de palco da casa.
            O gabinete mesmo sendo compacto tem ótima sonoridade, usei-o ao vivo com um amplificador de maior potencia e soou bem equilibrado.
           O amplificador possui um send return honesto que ajuda muito para colocar efeitos de modulação e ambiência após o drive do pré.  
Os samples foram gravados guitarra no amplificador ligado na caixa 1x12 microfonados com um condensador, sem tratamento ou efeitos. Por ser um ampli cuja maior característica é o timbre sujo, utilizei uma telecaster com mini humbuckers Gibson (bom ganho), mesmo assim consegui timbres limpos bem honestos do amplificador. Os samples mostram 2 sonoridades de equalização distintas pra cada situação (clean, drive e distortion).

              
Conclusão.

Se você busca um amplificador de baixa potência e gosta de drives modernos característicos de canal sujo de ampli vale dar uma ouvida no Mini 8. O que mais fez falta foi um controle simples de tonalidade no canal limpo para deixar ele mais utilizável, e um atenuador para se poder explorar os drives fortes a volume baixo.  Suas principais qualidades são o tamanho compacto e a sonoridade de drive moderna. (gostei bastante do timbre de drive com um “Q” de som inglês também).


Site do fabricante: http://www.solloamps.com.br/   

Comentários

  1. Olá Guto, blz? Dentre os amp's de baixa potência, qual sua preferência com relação a construção e timbre: Amp Galaxy, Amp Pedrone Titan, Amp Alien Mars, Amp Sollo, Amp Acedo ou Dampe WG? Sim, vc já ouviu falar nos amp's Explend do Zezinho?

    ResponderExcluir
  2. Este amp (só o cabinete) pode ser usado para ensaios e pequenos eventos? Ou depende em todas as situações de um gabinete?

    ResponderExcluir
  3. SE o batera tiver mão leve e não for usar timbre limpo pode segurar.

    ResponderExcluir
  4. FRANCISCO DAS CHAGAS LEAL SILVA desses eu tenho o Titan no meu set.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas