Review Tom Tone Country American Drive.
Review Tom Tone "Country American Drive".
Segue aqui um review do pedal que o meu amigo Tom da Tom
Tone me mandou há mais de um ano e desde então ele permaneceu no meu board de
country. .
Um timbre que sempre persegui dentro da sonoridade da guitarra country foi algo que soasse na
onda do Brad Paisley, que na minha opinião é um timbre muito particular e
característico. Ele é mais sujo do que a média dos timbres dos guitarristas
country mas tem um clareza e um corpo mesclados a a essa sujeira que acho muito
interessantes. Tenho um razoável acervo de pedais de overdrive por aqui e até
então não tinha conseguido algum deles que tivesse essa mesma intenção de “voz”.
No meu setup uso 1 ampli apenas em show (normalmente meu
pedrone super clean), com uma sonoridade bem limpa puxada pro twin da fender, o
Paisley usa muitos heads presetados com ganhos específicos, e a maioria deles
com uma sonoridade mais baseada no vox, que já vem um pouco mais “suja” e com
equalização um pouco mais “scooped”. O
que o American drive me proporcionou foi adicionar um colorido de equalização e um drive que apontassem para essa intenção de timbre.
Esse review será um pouco diferente, ao invéz de apontar
varias possibilidades de equalização do pedal, eu vou explorar as sonoridades baseadas
na regulagem que eu uso ao vivo, depois de explorar bastante o pedal, ele
basicamente não sai dessa regulagem abaixo:
A chave de treble está para baixo, e a de voicing na posição
do meio que é a mais transparente, o volume ao meio dia, soando pouquíssima
coisa mais alto que o sinal clean, o tone as 9 hs, (uso ligado 90% do tempo em
captador de ponte de telecaster que já é bem ardido, acima disso o agudo fica
exagerado, e o ganho pra tocar country normalmente entre 9 e 10 horas, se eventualmente
tenho algum rock mais pesado pra tocar
no meio do set, ele sobe até as 12 hs.
Uma particularidade
que funcionou pra mim nesse pedal foi usa-lo antes de um drive mais fraco, e
não depois como normalmente costuma-se montar a cadeia de sinal de drives, como
já é um pedal de bastante ganho, qualquer coisa somada antes dele me gerava
ganho demais nesse contexto, depois de testar com um monte de coisas e outros
pedais, ele acabou casando pra mim vindo antes de um ts like com baixíssimo
ganho que geram o meu som lead.
Uma característica que é muito interessante dele é a reação
de timbre ao se cortar o volume da guitarra, ele reage cortando ganho mas sem
cortar o corpo do som, algo meio raro de conseguir num pedal. A Equalização do pedal a se ligar sozinho
pode dar uma falsa impressão de falta de graves, mas ao aplica-lo no contexto
de banda, esse posicionamento do grave é muito bem encaixado, não deixando a
guitarra embolar na mix porém no lugar certo pra gerar um peso.
Informações sobre Vídeo do review:
Equipamento utilizado: guitarra tele custom b-bender,
captador da ponte (seymour jerry donahue) passando pela pedaleira (pedais
usados durante o review: - wampler ego compressor, Tom Tone American Drive, Danelectro Dan Echo), ligados num pedrone
Titan 8w no canal clean. Saída de linha emulada entrando numa mesa phonic e no
pro-tool. Foi usado de plugin apenas um Stereo reverb para ambiência. (mesmo
usando saída de linha emulada num amplificador menor, o resultado que tenho é
muito próximo a sonoridade que tenho com meu set maior ao vivo, semp preceisar
derrubar nenhuma parede ou matar nenhum vizinho)
Primeiro é mostrado o timbre direto: guitarra ampli, em
seguida com o American Drive ligado, com a guitarra com volume a 100% depois recuando.
Em seguida são ligados o Ego compressor e o danecho junto ao
american drive, com volume 100% e depois aproximadamente 75% na guitarra.
Por fim tem alguns chorus de improviso em cima de uma base
country, começando com o volume da guitarra a cerca de 50% indo para 75 e
finalizado a 100%. Sempre usando o
pedal na mesma regulagem. No contexto do playback uso o pedal já somado ao comp
e ao delay que pra mim ficam ligados 100% do tempo e são parte integrante do
timbre.
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