Review Tom Tone Country American Drive.

Review  Tom Tone "Country American Drive".

Segue aqui um review do pedal que o meu amigo Tom da Tom Tone me mandou há mais de um ano e desde então ele permaneceu no meu board de country. .

Um timbre que sempre persegui  dentro da sonoridade da guitarra country foi algo que soasse na onda do Brad Paisley, que na minha opinião é um timbre muito particular e característico. Ele é mais sujo do que a média dos timbres dos guitarristas country mas tem um clareza e um corpo mesclados a a essa sujeira que acho muito interessantes. Tenho um razoável acervo de pedais de overdrive por aqui e até então não tinha conseguido algum deles que tivesse essa mesma intenção de “voz”.

No meu setup uso 1 ampli apenas em show (normalmente meu pedrone super clean), com uma sonoridade bem limpa puxada pro twin da fender, o Paisley usa muitos heads presetados com ganhos específicos, e a maioria deles com uma sonoridade mais baseada no vox, que já vem um pouco mais “suja” e com equalização um pouco mais “scooped”.  O que o American drive me proporcionou foi adicionar um colorido de equalização e um drive que apontassem  para essa intenção de timbre.

Esse review será um pouco diferente, ao invéz de apontar varias possibilidades de equalização do pedal, eu vou explorar as sonoridades baseadas na regulagem que eu uso ao vivo, depois de explorar bastante o pedal, ele basicamente não sai dessa regulagem abaixo:



A chave de treble está para baixo, e a de voicing na posição do meio que é a mais transparente, o volume ao meio dia, soando pouquíssima coisa mais alto que o sinal clean, o tone as 9 hs, (uso ligado 90% do tempo em captador de ponte de telecaster que já é bem ardido, acima disso o agudo fica exagerado, e o ganho pra tocar country normalmente entre 9 e 10 horas, se eventualmente tenho algum rock mais pesado  pra tocar no meio do set, ele sobe até as 12 hs.

Uma  particularidade que funcionou pra mim nesse pedal foi usa-lo antes de um drive mais fraco, e não depois como normalmente costuma-se montar a cadeia de sinal de drives, como já é um pedal de bastante ganho, qualquer coisa somada antes dele me gerava ganho demais nesse contexto, depois de testar com um monte de coisas e outros pedais, ele acabou casando pra mim vindo antes de um ts like com baixíssimo ganho que geram o meu som lead.

Uma característica que é muito interessante dele é a reação de timbre ao se cortar o volume da guitarra, ele reage cortando ganho mas sem cortar o corpo do som, algo meio raro de conseguir num pedal.  A Equalização do pedal a se ligar sozinho pode dar uma falsa impressão de falta de graves, mas ao aplica-lo no contexto de banda, esse posicionamento do grave é muito bem encaixado, não deixando a guitarra embolar na mix porém no lugar certo pra gerar um peso.

Informações sobre Vídeo do review:

Equipamento utilizado: guitarra tele custom b-bender, captador da ponte (seymour jerry donahue) passando pela pedaleira (pedais usados durante o review: - wampler ego compressor,  Tom Tone American Drive, Danelectro Dan Echo), ligados num pedrone Titan 8w no canal clean. Saída de linha emulada entrando numa mesa phonic e no pro-tool. Foi usado de plugin apenas um Stereo reverb para ambiência. (mesmo usando saída de linha emulada num amplificador menor, o resultado que tenho é muito próximo a sonoridade que tenho com meu set maior ao vivo, semp preceisar derrubar nenhuma parede ou matar nenhum vizinho)

Primeiro é mostrado o timbre direto: guitarra ampli, em seguida com o American Drive ligado, com a guitarra com volume a 100%  depois recuando.

Em seguida são ligados o Ego compressor e o danecho junto ao american drive, com volume 100% e depois aproximadamente 75% na guitarra.  


Por fim tem alguns chorus de improviso em cima de uma base country, começando com o volume da guitarra a cerca de 50% indo para 75 e finalizado a 100%.  Sempre usando o pedal na mesma regulagem. No contexto do playback uso o pedal já somado ao comp e ao delay que pra mim ficam ligados 100% do tempo e são parte integrante do timbre. 


Comentários

Postagens mais visitadas