Country Telecaster Tone - Brad Paisley

Na minha opinião um dos timbres mais distintos e bonitos de telecaster no country atualmente é o do Brad Paisley. O timbre da guitarra country deu uma modernizada e melhorada nos últimos anos, caras como o Paisley e o  Brent Mason são responsáveis por isso, assim como o Trio do Hellecasters, (Jorgenson, Ray e Donahue) que parecem ter influenciado sonoramente essa galera. 
O som do Paisley se analizado com calma não é muito tradicional, ele é mais sujo que a média dos guitarristas country por aí, porém é uma "sujeira" muito particular, pois ao mesmo tempo o timbre é extremamente claro ou definido e "na cara". 

Nesse vídeo abaixo tem um bom exemplo disso dele com a telecaster espetada num ampli Doctor Z  direto fazendo miséria. 



Para o resto de nós pobres mortais que não temos a mão do Paisley (grande responsável pelo timbre) e um Doctor Z, achei esse video abaixo de um guitarrista bem competente no country chamado Doug Seven,  explicando como se aproximar desse timbre. 
Dando uma luz, basicamente são 3 pedais,  compressor drive e delay. Ajuda se o ampli for valvulado depois deles. 



Ele dá uma enfase aos pedais da wampler que sem dúvida nenhuma são top, (e estão na minha lista de desejos) mas é possível ter um bom resultado com pedais similares mais acessíveis.  Na parte dos compressores, eu acho que facilita algum que tenha controle de attack, compressores como o dynacomp soam legais mas são mais discretos (tanto que existe o super comp, um dynacomp com controle de attack). O boss e o ED-1 da marshall são compressores acessíveis que puxam mais essa característica de mordida da sonoridade country. 
Na parte de delay ele inclusive demonstra não só com um analog delay da wampler mas com um DD-3 digital delay da boss. Eu recomendo mais algum delay analogico pra o tal do Slap Back,  que é basicamente uma repetição alta e curta. Os analógicos mesmo mais simples tendem a ter um repetição mais "quente" que os digitais, consegui otimos resultados com um danecho da danelectro, delay bem acessível e não dificil de achar por aí. 
O ultimo pedal é o Drive, devo dizer que eu tive a oportunidade de testar um clone desse paisley drive, e ele é um pedal com um voz muito particular, cheio de recursos, mas tem essa característica da sonoridade do brad paisley bem plug and play.  tenho alguns drives aqui, da pra se aproximar desse timbre com um tube screamer, ou com o Fire Overdrive, que é um pedal que cai pro lado do OCD, porém ainda achei que o paisley drive tá no meio do caminho entre os 2. Pra quem se interessa nesse tipo de timbre e não está a fim de desembolsar os em torno de r$600,00 que é o valor praticado nesse pedal aqui no Brasil (lá nos eua custa u$200,00) vale uma espiada no American Drive feito pela Tom Tone, que é um pedal que cai pra mesma sonoridade há um valor mais acessível.  

Pra finalizar um video do Paisley falando a respeito desse pedal (wampler - Paisley Drive) e a característica que ele enfatiza mais é o fato do pedal imitar de forma convincente o som de um bom amplificador valvulado saturado que é basicamente o timbre que ele apresenta no primeiro vídeo. 


Comentários

Postagens mais visitadas