Projeto B-Bender Paisley Telecaster.

Pois, já há um bom tempo tinha vontade de ter uma telecaster com B-Bender. Pra quem não conhece esse sistema foi inventado por um cara chamado Gene Parsons, aqui tem uma entrevista com ele no Youtube, falando da historia do B-Bender. 



Na prática é um dispositivo mecanico instalado na guitarra, que serve para subir o tom de uma corda só (normalmente a B) isso serve para emular frases de pedal steel, e criar licks muito interessantes, no country é bem comum, e já foi explorado em outros generos como rock por caras como o Page.  

Acontece que esse sistema é caro, pesado, apenas disponivel nos eua, e necessita de um procedimento bastante agressivo pra instalar na guitarra o que dificulta bastante as coisas por aqui. 

Já há um certo tempo quando procuro algo muito complicado de se colocar aqui, tento achar uma solução diferente, me lembrei do Sebastian Novais, um amigo que constroi Pedal Steel aqui no Brasil, e conversei com ele a respeito de desenvolver um dispositivo desses.  Deu certo calhou de ele também já ter pensado na idéia, e ter em mente faze rum bender diferente do parsons, mais na onda do Mcvay, uma outra empresa americana que faz esse dispositivo de outra forma, menos agressivo em sua instalação na guitarra. 

Depois disso foi dar um tempo pro sebastian desenvolver o projeto, arrumar uma guitarra que seria cobaia para isso, consegui um corpo e braço de tagima antigo usado em rolo, acabei usando outro braço que tinha aqui (o corpo escolhido foi mde marupa, leve, que sempre achei que soou bem pra country, e o braço de escala clara pela mesma razão. 

Para finalizar o primeiro estagio da guitarra pedi pra outro amigo, Carlos Alberto Sossego da Valvetech, me enrolar 2 captadores singles em alnico tradicionais (ta tenho alguns outros captadores feitos pelo sossego aqui, e sempre fiquei muito satisfeito, não devem nada ao captadores gringos bons) e na sua primeira montagem a guitarra ficou assim: 

fotos do sistema B-Bender by Sebastian na montagem: 









Fotos da guitarra montada em seu primeiro estágio: 





Depois de alguns ajustes finos, o instrumento já estava funcional, andei usando ele para alguns shows e botando a guitarra pra rodar nos palcos pra testar sua funcionalidade.

Nessa época tive no meu amigo Augusto Pedrone testando o que viria a ser meu proximo ampli, e ele captou em video o funcionamento do sistema: 



No momento em que o dispositivo ficou realmente funcional resolvi que era hora de finalizar a guitarra, para uso nas bandas country, me faz falta o captador do meio transformando a guitarra numa tele Nashville,  também gosto dos Strat Contour body, recortes no corpo similares aos da strato que deixam a tele mais confortavel. outros  2 itens que estavam na lista era o roller nut para ajudar o funcionamento do Bender, e umas tarrachas, usadas pelo amigo Marcio Petracco, que são feitas pela schaller para banjo, e tem 2 afinações por corda, (no country é bastante usado o Drop D, (baixar o mizão pra D) e eventualmente o Mizinho. 

Como iam ser feitos os recortes no corpo a pintura ia pro saco, numa guitarra country um acabamento que sempre quis por foi o Paisley, (outra historinha, paisley é um padrão de desenhos acho eu que indianos, ficaram famosos em papeis de parede nos EUA acho que por volta da dec de 70, e a fender soltou algumas guitarras que tinham esse papel de parede aplicados como pintura). 

Foto de uma fender paisley original: 




Alguns guitarristas de country adotaram as paisleys, o James Burton e o Brad Paisley seriam 2 muito importantes a serem citados. 

Eu queria um paisley meio diferente, estudamos alguns padrões de desenhos e acabei esbarrando com um amigo do circuito country que tem uma gráfica, Geison Cesare e tinha os padrões por lá.  Depois de testarmos algumas cores de papel, o acabamento escolhido foi um vinil com aspecto de aço escovado que recebeu a impressão em preto. 

Aí meus amigos Ricardo e Simone da Loud Custom Shop Luthieria que cuidaram da montagem da guitarra customização em ambos os estágios tiveram a tarefa de montar a brincadeira toda a a guitarra pronta ficou assim: 







O padrão paisley foi aplicado em toda a guitarra corpo, frente atras e no headstock, em volta um discreto sunburst preto. o Escudo é em acrilico transparente e recebeu um acabamento "fume", sugestão da Loud, que valorizou o paisley. 




Quem tiver interesse em mandar fazer esse tipo de acabamento, ou do sistema B-Bender pode entrar em contato comigo ! 

Comentários

Postagens mais visitadas