REVIEW - Tom Tone Ying Yang Overdrive

Hoje em dia temos varias marcas novas de handmades entrando no mercado nacional, e, o que acho bastante interessante, é que ao pesquisar e conhecer percebemos que cada uma delas tem um enfoque,  alguns investindo em projetos mais originais, outros investindo em copias, alguns em pedais com vibe mais antiga outras em vibe mais moderna. 

Hoje vou falar um pouco a respeito da TomTone, uma marca do amigo Tom. A TomTone fabrica pedais, fontes e boards,  os drives como enfoque principal, e um dos enfoques dos produtos dele são as cópias de pedais de boutique importados, que geram a famosa "G.A.S." (gear aquisition syndrome) em nós guitarristas, mas muitas vezes se tornam inviáveis em termos financeiros, pelos preços praticados no mercado nacional.

Fiquei aqui uns 5 pedais da marca para testes, analog delay, opto tremolo, Little Prayer Chorus, Ying Yang Overdrive, e Purplexed Drive / Dist. 

A construção de todos é bem solida, True bypass, caixa em metal compacta, enfileirei 3 ou 4 deles em serie e não senti perda de sinal entre guitarra e ampli. 

Em especial vou falar um pouco do Ying Yang,  pedal cópia co Herminda Zen Drive, feito para lembrar fisica e sonoramente com o pedal original, doc de tamanho similar, arte baseada, e mesma posição de jacks. 



Esse pedal orginal tem como intenção se aproximar ao som do Dumble, timbre caracteristico de guitarristas como o Robben Ford. 

Eu particularmente nunca tive um dumble na mão pra poder comparar, dentre as coisas que passaram por aqui, eu diria que o Ying Yang segue uma linha dos Tube Screamers melhorados,  com som mais Redondo,com  1 controle a mais que os TS's  tradicionais (voice), ele fica com um pouco mais de flexibilidade as variações tonais.  Também infelizmente não tive um zen drive em mãos para colocá-los lado a lado, porém em alguns reviews disponiveis na net  esse teste foi feito com um resultado bastante próximo entre copia e original.

Como um dos universos que ao meu ver esse pedal se encontra mais em casa é o blues, gravei um improviso em cima de uma base de shuffle tradicional, explorando algumas regulagens do pedal, a sua sonoridade com singles e humbuckers, sozinho e com um compressor colocado antes para mostrar algumas possibilidades  enunces sonoras que ele oferece. 

Equipamento utilizado: 

Ampli British 30 (all Tube 30W 12ax7 - EL84) 
gabinete 1x12 0 Eminence Cannabis Rex 
Mic - padrão SM57
Pro Tools (adicionado um pouco de reverb na mixagem) 

Guitarras 

Single
Hurricane telecaster (seymour vintage staggered - neck alnico 5 midle - fender am standard bridge) para os sons de single. 

Humbucker
Custom Telecaster (Malagolis HH777 humbuckers - neck e bridge)

Segue link do audio sample, e abaixo a regulagem utilizada para possibilitar uma melhor analise nos timbres: 




00:00  - ganho  50% -  single  neck  
00:27  - ganho 50%  - single neck  + single bridge
00:53  - ganho  50% - single midle + single bridge 
01:19  - ganho 50%  -  single bridge 
01:45  - ganho 100% -  single neck
02:08  - ganho 100%  - single neck + single bridge
02:34  - ganho 100%  -  single bridge
03:02  - ganho 100% + comp - single bridge
03:25  - ganho 100% + comp - single neck
03:51  - ganho 100%  - humbucker neck
04:17  - ganho 100%  - humbucker neck + humbucker bridge
04:42  - ganho 100% humbucker bridge 
05:07  - ganho 100% + comp - humbucker neck
05:37  - ganho 100% + comp - humbucker  bridge

Link do site da TomTone: 



 


  

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas